Documentário: Conheça toda a História de Mohamed Salah

Mohamed Salah Ghaly, 15/06/1992, nasceu em Nagrig – Egito, em um país onde o futebol nem de longe é o mais tradicional.

Desde criança o pequeno Salah sempre gostou do esporte, desde muito cedo ele queria ser um jogador profissional. E ele foi extremamente focado em seu objetivo, mesmo sendo muito jovem.

 

Quando Mohamed Salah Jogava Futsal:

 

Visto que no Egito o futebol, como já falado não é um esporte tradicional, ele tinha certeza que o caminho não seria fácil.

Ele não teve outra saída senão lutar, correr atrás e muito do que ele queria. E como ele jogava muito bem, em 2006 aos 14 anos, ele conseguiu um contrato profissional no Al Mokawloon do Egito.

 

Mohamed Salah 2006 Al Mokawloon

 

Calma aí, se você pensa que é só alegria, na verdade não foi bem assim.

Existia um problema enorme, a sua cidade Nagrig ficava cerca de 131 quilômetros de distância da cidade de Cairo que era onde ficava o centro de treinamento do clube que abriu as portas pra ele.

Então ele não viu outra saída, teve que ir e voltar todos os dias, de segunda a sexta de ônibus. Você sabe quanto tempo ele levava só de ônibus?

Eram 9 horas todos os dias, quatro horas e meia para ir e quatro horas e meia para voltar. Nessa história os estudos tiveram que pagar a conta e ele conversou com a escola, teve que assinar uma carta que o autorizavam a ficar apenas duas horas estudando.

O pequeno faraó disse anos depois que essa situação não foi nada fácil, ficar dentro do ônibus 9 horas por dia foi algo que ele sofreu por momentos.

 

M. Salah era lateral esquerdo

 

Se você não sabe, nessa altura ele não era atacante e sim lateral esquerdo, e também desde muito cedo ele se destacava porque era muito veloz. Logo seu treinador da base viu que ele poderia render mais ainda jogando na frente como atacante.

Conforme o tempo foi passando os gols começaram a virar rotina e de um lateral esquerdo, ele virou um promissor atacante. Prova disso foi que aos 16 anos ele finalmente realizou seu sonho, ele conseguiu subir para o profissional e virou um jogador profissional de futebol.

 

Primeira temporada como Profissional

 

Tudo aquilo que ele sofreu, da condução do ônibus, tudo aquilo realmente valeu a pena.

Em sua primeira temporada como profissional ele começou a jogar já no final dela, ou seja, quase no finalzinho da temporada.

Com apenas 17 anos ele já chegou chegando no time e em pouco tempo virou titular. Se destacava e todos percebiam isso. Ele conseguiu se sobressair no meio dos outros egípcios e a equipe terminou o campeonato nacional daquele ano em 11º colocado.

 

Temporada 2010-2011 Surge Mohamed Salah

 

Na temporada seguinte 2010 e 2011, com 18 anos, ele pode mostrar seu futebol durante toda a temporada.

No entanto, o seu time não foi bem e acabou ficando em último lugar no Campeonato Egípcio e caiu para a segunda divisão. Ele fechou a temporada com 23 partidas e 5 gols marcados.

 

Temporada 2011-2012 Tragédia em Briga de torcidas no Egito

 

Na temporada 2011 2012 os jogos estavam acontecendo normalmente até que em um jogo entre o Al Masri x  Al Ahly as torcidas começaram a se enfrentar num campo invadido.

 

 

Aquela briga virou uma tragédia, resumo da história, o que aconteceu foi que 74 pessoas morreram naquela treta e mais de mil ficaram feridas. Se tornando assim a maior tragédia do futebol egípicio.

O resultado disso foi que todos os campeonatos do Egito foram suspensos por dois anos. Ou seja, todos os atletas iriam ficar 2 anos sem jogar.

Isso obviamente incluía o Mohamed Sala, mas o futebol de Salah a essa altura já havia se destacado a ponto de ele ser chamado para a seleção do Egito sub 23. Assim ele não ficou completamente parado, ele conseguia jogar um pouco com a seleção do Egito.

Pelo Al Mokawloon, de 2009 a 2012, ele marcou 11 Gols em 41 partidas.

 

Salah na Seleção sub-23 Egito 2012

 

Mohamed Salah Vai para a Suíça

 

O Basel da Suíça já estava de olho no Salah e justamente por causa dele , para analisar o jogador mais de perto, em março de 2012 eles marcaram um amistoso contra a seleção do Egito sub 23. O resultado foi que o M. Salah arrebentou e naquele jogo, surpreendeu a todos do FC Basel.

Assim em abril de 2012 o clube da Suíça anunciava a contratação de Mohamed Salah. No novo clube e com uma grande oportunidade nas mãos ele jogou muita bola.

Junto com o time ele conseguiu ser campeão da Super Liga Suíça. Pela Europa League conseguiu jogar muito bem e ajudar o time a chegar até a semifinal, que foi justamente nessa competição que lhe despertou a atenção dos grandes da Europa.

 

 

Ele terminou esta temporada com 50 partidas e 10 gols marcados.

Na temporada seguinte ele continuou jogando muito bem e ainda no meio da temporada, em janeiro de 2013, o Chelsea compra o egípico por 11 milhões de libras, cerca de 52 milhões de reais no Brasil.

No FC Basel Salah jogou 79 partidas e fez 20 gols.

 

Salah no Chelsea

 

Temporada 2013/2014, 21 anos

 

Já no Chelsea as coisas não aconteceram como ele estava imaginando. O Chelsea tinha como técnico José Mourinho que quase não aproveitou o jogador.

Ele terminou o restante desta temporada jogando apenas 11 partidas e fazendo 2 gols. O clube terminou esta temporada sem conquistar títulos.

 

 

Temporada 2014/2015 ainda no Chelsea

 

Na temporada 2014/2015 M.Salah continuou não sendo aproveitado pelo ténico Mourinho. Ele quase não entrava em campo e quando entrava era sempre no finalzinho do jogo.

Pra você ter uma idéia, até a metade desta temporada 14/15 ele tinha participado apenas de oito partidas.

 

Salah na Fiorentina

 

Em fevereiro de 2015 o Chelsea preferiu emprestar ele a Fiorentina da Itália. Ele chegou na Itália como se estivesse começando do zero novamente, até porque ele chegou do tchau santo, um jogador descartado.

Na Fiorentina começou a ter confiança novamente em seu futebol e assim começou a aparecer no restante da temporada. Ele ajuda o time a conseguir um quarto lugar no campeonato italiano.

 

Salah na Fiorentina Italia

 

Depois Salah quis respirar novos ares e a Roma demonstrou interesse no jogador.

Pela Fiorentina, foram 26 partidas e 9 gols feitos.

 

Mohamed Salah na Roma

 

Em agosto de 2015 ele foi para Roma também por empréstimo. Na temporada 2015/2016 seu futebol evoluiu ainda mais.

Ele ajudou o time a conseguir um terceiro lugar no campeonato italiano e terminou sendo o artilheiro da equipe, também foi eleito o melhor jogador da temporada e fechou a sua temporada jogando 42 partidas e fazendo 15 gols.

Assim como estava jogando muita muita bola, a Roma decidiu comprar ele definitivamente do Chelsea.

 

 

Na temporada 2016/2017 continuou jogando muito e dessa vez a Roma terminou em segundo colocado no italiano. E também passou o ano sem tílulos. O egípcio terminou a temporada com 41 partidas e 19 gols.

Ao todo pela Roma Salah jogou 83 partidas e fez 34 gols.

 

M. Salah volta para a Premier League

 

Devido ao seu grande futebol, grandes clubes o queriam. E em junho de 2017 Mohamed Salah recebeu uma nova oportunidade de desputar novamente a Premier League, só que dessa vez chegando como um jogador extremamente importante.

Quem apareceu na jogada como nós sabemos foi o Liverpool FC que pagou 42 milhões de euros, cerca de 156 milhões de reais para ter o jogador.

E em sua primeira temporada no time inglês, temporada 2017/2018, vimos o tamanho que ele está se tornando na importância para o elenco.

Estamos vendo o estrago que ele vem fazendo atualmente, é um dos artilheiros do campeonato inglês, e pela Champions League foi o artilheiro do time junto com Roberto Firmino.

 

 

Ele ajudou muito o Liverpool a sonhar com a conquista da Champions. Infelizmente se contundiu no iníco do jogo da Final da Champions com uma entrada maldosa do jogador Sérgio Ramos do Real Madrid.

 

 

Não podemos esquecer de falar da classificação heróica do Egito para a Copa do Mundo que ele teve papel fudamental. Chamou a responsabilidade e bateu o penalty aos 90 min. Claro que ele guardou e o Egito classificou para a Copa do Mundo 2018.

Provavelmente devido a sua lesão sofrida na final da Champions League 2017/2018, como já foi citado o zagueiro Sérgio Ramos estrategicamente o tirou de campo, ele não tenha conseguido desempenhar o seu melhor futebol na Copa do Mundo 2018.

O Egito não conseguiu marcar pontos na Copa, acredito que justamente por Mohamed Salah voltar de uma contusão séria no ombro.

 

 

A pergunta que fica agora é será que o Salah pode ser eleito o melhor jogador do mundo em breve? Deixe a sua opinião sobre o Mo Salah comentando abaixo..

Leave a comment
Stay up to date
Register now to get updates on promotions and coupons.

Carrinho de compras

×