O que é sedentarismo e o que é preciso fazer para sair dele

Neste artigo vamos falar de um assunto que atinge mais da metade da população brasileira. É triste saber isso, cerca de 50% dos brasileiros ou mais de 120 Milhões de pessoas são consideradas como sedentárias no país. Você deve conhecer alguém assim, ou não?

Na postagem anterior citamos as 10 principais vantagens da prática regular de atividade física para o nosso corpo.

 

Definição de Sedentarismo

O sedentarismo é referido como a falta, ausência ou grande diminuição de atividades físicas ou esportivas. É considerada a doença do século, e está diretamente associada ao cotidiano da vida urbana moderna.

Alguns estudos apontam que gastar duas mil calorias por semana com atividade física é o mínimo ideal para sair do progresso sedentarismo.

Quais e quanto tempo de atividade física tenho que fazer para gastar duas mil calorias?

Mas será que isso é o mesmo o suficiente? Leia até o final que você pode até conseguir ajudar alguém!

 

Jovens Sedentários

sedentarismo em jovens

Na verdade não devemos nos agarrar ao número de calorias que se garrafa para definir se uma pessoa é sedentária ou não.

O surpreendente é ver jovens sedentários, que quase não tem tempo para gastar no exercício físico, porém não perde uma série nova na Netflix ou uma novela da Globo.

Não definimos uma pessoa sedentária ou não pela capa de aptidão física que ela apresenta, ou seja pelo nível de condicionamento em que ela está para sua determinada faixa etária.

Existem sendentários magros também, só que é bem mais comum encontrar o sedentarismo predominante naqueles jovens que tem sobre peso.

 

Veja bem, não se sabe quando uma pessoa vai ser sedentária ou não, esse nível de aptidão física vai ser definido por uma avaliação que será feita por um profissional capacitado.

 

Mas meu médico falou que é só eu caminhar??? 

Sair do sedentarismo com caminhadaMe disse que iria melhorar muito se eu só caminhasse 3 a 4 vezes por semana.

Isso pode ajudar a sair do sedentarismo, é verdade, mas eu não posso afirmar que essa atividade vai te dar um Up na qualidade de vida como realmente deseja o vosso coração.

Mas eu estou com pressa para voltar a ficar na melhor forma possível. Quero deixar o sedentarismo e me dedicar logo. Calma lá!

É porque existe uma grande diferença entre exercício físico e atividade física.

 

Diferença entre exercício físico e atividade física

  • Atividade física é uma atividade espontânea qualquer por exemplo a caminhada.
  • Exercício físico é uma atividade programada com a existência de alguma intensidade seja ela por peso como a musculação ou por velocidade e movimentos distintos como o futebol.

 

Exercício Fisico x Atividade Física

Desta forma podemos afirmar que a caminhada vale alguma coisa, Sim! É um ótimo começo.

 

Uma boa caminhada é muito melhor do que ficar na frente da tv

 

Abandone a zona de conforto

Lógico que não podemos generalizar. uma caminhada é melhor do que ficar na frente da tv.

Mas veja bem na atividade física, suponhamos uma caminhada por exemplo, a pessoa dificilmente vai sair de sua zona de conforto.

 

O que a zona de conforto tem a ver com isso?

Só o conforto em si é uma intensidade que provoca prazer na pessoa. E esse prazer não é 100% saudável. O treino duro como exercício físico provoca desconforto no momento que estamos fazendo e para melhorar esse desconforto nosso organismo reage e realiza adaptações fisiológicas imprescindíveis para melhorar o nosso condicionamento.

É assim que melhora o quadro de sedentarismo.

 

Ah, então eu preciso fazer exercício físico para deixar de ser sedentário?

Sim, é necessário. O acompanhamento de um profissional capacitado irá programar um treino individualizado e você progredirá com o tempo.

 

Avaliação Médica

Eu acredito ser importante. Com as avaliações corretas para que se realize adaptações fisiológicas do organismo melhorando o condicionamento do coração e dos músculos e assim deixar de ser sedentário de vez.

 

Mas eu não quero ter desconforto já sofremos tanto nessa vida.

Vai sofrer um pouco também para fazer exercício físico. Você certamente irá sofrer quando estiver fazendo mais umas adaptações do exercício e é uma sensação de prazer após realizado.

Então vale muito a pena e você se sentirá muito bem.

Infelizmente as pessoas começa e param. Se interromper o treinamento, todas as adaptações fisiológicas que fizeram seu coração e os seus músicos serem mais fortes, aos poucos são perdidas.

 

É necessário manter a regularidade no exercício físico para melhorar cada vez mais o seu condicionamento corporal

 

Dica Primordial: Procure um profissional capacitado e deixe que o exercício realize mudanças necessárias em seu organismo de maneira gradual e sem interrupções. Combinado?

 

O mais importante, faça exercício para sempre!

Nem tudo é para sempre mas o exercício físico tem que ser. Assim está definido o que é o sedentarismo espero que você tenha gostado do post.

Lembra que no começo eu disse que você vai conseguir ajudar alguém!

Então, se gostou por favor peço que compartilhe com os amigos sedentários. Ajudando assim a divulgar as informações aqui presentes.

Leave a comment
Stay up to date
Register now to get updates on promotions and coupons.

Carrinho de compras

×